Bilinguismo

Bilíngue

Segundo especialistas, a infância é o momento propício para se aprender um outro idioma, pois nessa fase o cérebro se desenvolve rapidamente e a inserção de estímulos ambientais aumenta as conexões neuronais, o que facilita o processo de proficiência.

Muito se fala nos benefícios que o ensino bilíngue pode trazer ao desenvolvimento infantil. Ellen Bialystok, professora e psicóloga canadense, especialista em bilinguismo, defende que os cérebros de pessoas bilíngues passam por melhorias no chamado “sistema executivo”, um conjunto de habilidades mentais com capacidade de bloquear informações irrelevantes. Tal vantagem seria a responsável pela habilidade de conseguir se concentrar melhor na gramática e ignorar o sentido das palavras e, também, de auxiliar na transição de uma tarefa a outra sem distrações ou confusões.

O bilinguismo na infância é uma oportunidade significativa com poder de influenciar o curso e a eficiência do desenvolvimento infantil, possibilitando que sejam capazes de trabalhar melhor em situações complexas. É necessário, no entanto, atentar para que a metodologia utilizada seja eficaz para que o efeito do aprendizado da língua seja duradouro e prazeroso. O bilinguismo não deve ser algo imposto, deve ser adquirido de forma natural e participativa.

É pensando em todos esses benefícios explicados acima, que nossa escola possui desde o Grupo de 3 anos o Ensino Bilíngue, aulas extremamente lúdicas e concretas que trazem significado para as crianças. Desta forma, aprendem de maneira natural a língua.